segunda-feira, 29 de maio de 2023

Salmos 119 letra Tau

A última ou seja a vigésima segunda letra do alfabeto hebraico é o TAV, ת que tem o som de “T” como em touro.
A letra TAV, ת possui o valor numérico de 400. Essa letra também pode tomar um ponto “dagesh”. No hebraico antigo um TAV sem o ponto era pronunciado de Th, por exemplo como em SHABATH. Na tradução ASHKENAZI, o TAV sem o ponto já tinha a pronúncia de “S”, mas no hebraico moderno, TAV com ou sem o dagesh é pronunciado simplesmente de “T”.
Estrofe de número 22 deste belo louvor à TORAH que é o Salmos 119 e que os 8 versos começam com a letra TAV ת que transliterada para o português corresponde a nossa letra T. Talvez você esteja se perguntando: Qual a real importância de sabermos que este Salmo é um ACRÓSTICO? Pra mim ele é muitíssimo importante, porque em primeiro lugar o Criador inspirou o seu servo a construir uma poesia que leva, ou carrega TODOS OS NOMES DOS SERES HUMANOS… Me faz lembrar quando o Mashiah disse que o seu PAI “AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA”... O teu nome poderá não se encontrar entre a lista das celebridades do mundo, nem nas colunas sociais, nem no meio político ou científico, mas o Criador te conhece e o chama pelo seu NOME.

Adaptei o ACRÓSTICO desde a primeira estrofe até a vigésima segunda da forma que deveria está em sua Bíblia. Da mesma forma pode ser feita no inglês, francês ou qualquer outra língua. Acontece que além de ser um árduo trabalho, são muitos os poemas que precisam ser revistos com atenção de um poeta e um tradutor. Só a NOVA ALIANÇA QUE NA VERDADE É A ALIANÇA RENOVADA que o pessoaL entende como “ NOVO TESTAMENTO” são centenas de poesias, começando do primeiro livro até ao Apocalipse. Poesias essas que foram traduzidas como narrativas apenas, sem ser verificados OS VERSOS, AS RIMAS E AS ESTROFES… Da mesma forma fizeram com os livros poéticos. Quem fez isso foram os tradutores? Resposta: NÃO. Alguns foram pagos para que assim fosse feito… “O POVO PRECISA SE MANTER CONTROLADO, PRESO DENTRO DO SISTEMA POLÍTICO E RELIGIOSO e a Bíblia é o livro mais fácil de controlar as mentes das pessoas.

A importância do Salmo 119 é incalculável na vida das pessoas, porque além de incentivar ao que crer a se alfabetizar na língua verdadeira da Bíblia, do verbo que fez os céus e a terra O HEBRAICO, você pode ainda ter 22 estrofes como ORAÇÃO E PODE TER TAMBÉM UMA ORAÇÃO (CÂNTICO) COM O SEU NOME e ainda usar este Salmo como exercício em treinamento… Grandioso ensinamento possui este poema A TORAH É PERFEITA e o Salmo 119 à louva.

Talvez você pense, mas qual a importância de ser alfabetizado no hebraico? A resposta é simples, talvez você não precise mesmo, mas com certeza aqueles que estão nascendo hoje VÃO PRECISAR e muito. Provavelmente daqui a 100 anos nenhum de nós estaremos aqui, mas nossos descendentes sim… O que mais existe no mundo são pensamentos egoístas e pecaminosos, de que “nós vamos para o céu e os que ficam que se explodam”... Se você estudar o hebraico, você vai rir desse pensamento tão fora dos verdadeiros escritos das Escrituras… Primeiro o Eterno não tem religião, placa de parede e nem registro em cartório da sua fé, muito menos o Mashiah. O Criador não se limita a religião alguma. Ele tem um povo, e este povo está nos quatro cantos da terra, independentemente de religião ou religiosidade… E Ele usa quando precisa seja quem for. Os homens ignorantes e embriagados criam religiões à parte para dividir, mas nós SOMOS UM POVO SÓ, NA FALTA DE PESSOAS O CRIADOR USA ATÉ OS ANIMAIS…
Portanto não exclua de sua vida a poesia deste Salmo e aprenda essas 22 únicas letrinhas históricas… É importante você pegar a sua Bíblia e começar a transliterar os nomes Bíblicos originais que a POLÍTICA E RELIGIÃO CORROMPERAM nesses dois mil anos de história. Muitos evangélicos dizem assim: VOU COLOCAR O NOME DE MEU FILHO BÍBLICO e a verdade é que tem nomes que apareceram apenas um dia desses e NUNCA ESTIVERAM NA BÍBLIA DE FATO. Nomes esses que foram construídos de forma sincretista pagã, ou em homenagem a políticos etc.

תִּקְרַב רִנָּתִי לְפָנֶיךָ יְהוָה כִּדְבָרְךָ הֲבִינֵנִי:

תָּבוֹא תְּחִנָּתִי לְפָנֶיךָ כְּאִמְרָתְךָ הַצִּילֵנִי:

תַּבַּעְנָה שְׂפָתַי תְּהִלָּה כִּי תְלַמְּדֵנִי חֻקֶּיךָ:

תַּעַן לְשׁוֹנִי אִמְרָתֶךָ כִּי כָל- מִצְוֹתֶיךָ צֶּדֶק:

תְּהִי- יָדְךָ לְעָזְרֵנִי כִּי פִקּוּדֶיךָ בָחָרְתִּי:

תָּאַבְתִּי לִישׁוּעָתְךָ יְהוָה וְתוֹרָתְךָ שַׁעֲשֻׁעָי:

תְּחִי- נַפְשִׁי וּתְהַלְלֶךָּ וּמִשְׁפָּטֶךָ יַעֲזְרֻנִי:

תָּעִיתִי כְּשֶׂה אֹבֵד בַּקֵּשׁ עַבְדֶּךָ כִּי מִצְוֹתֶיךָ לֹא שָׁכָחְתִּי:



Tav - ת - T       

169 Totalmente chegue a ti o meu clamor, ó YAHUAH: dá-me entendimento conforme a tua palavra.

170 Todavia a minha súplica chegue perante a tua face: livra-me segundo a tua palavra.

171 Todavia os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.

172 Tua palavra a minha língua falará, pois todos os teus mandamentos são justiça.

173 Teus preceitos os escolhi, venha a tua mão socorrer-me.

174 Tenho desejado a tua salvação, ó YAHUAH; a tua lei é todo o meu prazer.

175 Tal qual viva a minha alma, e louvar-te-á: ajudem-me os teus juízos.

176 Também como ovelha perdida desgarrei-me; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.


Poeta Francis Perot

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajef-Beit Hebraico