segunda-feira, 29 de maio de 2023

Salmos 119 letra Resh

A letra vigésima do alfabeto hebraico é chamado de "Resh" (ר) (pronuncia-se "reysh") e tem o som de "r", como em "caro". O seu valor numérico é 200…
Nota: A pronúncia de Resh em hebraico é "fricativa", e uma pronúncia plosiva para Resh não é conhecida. No entanto, em 14 locais no Tanakh há um Resh com um dagesh. Os tradutores da Septuaginta sabiam da pronúncia do Resh com um dagesh - a evidência é que eles escreveram o nome de Sarah com um duplo R.
Resh significa rosto ou cabeça. Também quer dizer, CONSCIÊNCIA EQUILIBRADA. A união da autoconsciência e o subconsciente, agindo como se fossem um só, em completa harmonia.
Vigésima estrofe do Salmos 119 que começa no verso 153 e termina no verso 160. No verso 155 temos algo alarmante e é bom que todos entendam sobre a palavra ”ÍMPIO”. Quem são os ímpios? “Realmente a salvação está longe dos ímpios, pois eles não buscam os teus decretos”. (decretos é o mesmo que mandamentos). Veja ainda o verso 160: “Remeta a verdade pois é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas”. A palavra VERDADE aqui faz referência ao Mashiah que é a ESSÊNCIA DA PALAVRA. Em outras palavras ELE É A TORAH VIVA… Portanto todos que o aceitam não rejeitam jamais OS MANDAMENTOS DA TORAH…

Rêsh  ר 

רְאֵה- עָנְיִי וְחַלְּצֵנִי כִּי- תוֹרָתְךָ לֹא שָׁכָחְתִּי:153

רִיבָה רִיבִי וּגְאָלֵנִי לְאִמְרָתְךָ חַיֵּנִי:154

רָחוֹק מֵרְשָׁעִים יְשׁוּעָה כִּי- חֻקֶּיךָ לֹא דָרָשׁוּ:155

רַחֲמֶיךָ רַבִּים יְהוָה כְּמִשְׁפָּטֶיךָ חַיֵּנִי:156

רַבִּים רֹדְפַי וְצָרָי מֵעֵדְוֹתֶיךָ לֹא נָטִיתִי:157

רָאִיתִי בֹגְדִים וָאֶתְקוֹטָטָה אֲשֶׁר אִמְרָתְךָ לֹא שָׁמָרוּ:158

רְאֵה כִּי- פִקּוּדֶיךָ אָהָבְתִּי יְהוָה כְּחַסְדְּךָ חַיֵּנִי:159

רֹאשׁ- דְּבָרְךָ אֱמֶת וּלְעוֹלָם כָּל- מִשְׁפַּט צִדְקֶךָ:160

Rêsh  R  ר    

153 Reveja o meu sofrimento e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.

154 Resgata-me e defende a minha causa; preserva a minha vida conforme a tua promessa.

155 Realmente a salvação está longe dos ímpios, pois eles não buscam os teus decretos.

156 Rege-me pois grande é a tua compaixão, Yahuah; preserva a minha vida conforme as tuas leis.

157 Real e muitos são os meus adversários e os meus perseguidores, mas eu não me desvio dos teus estatutos.

158 Receio com grande desgosto ao ver os infiéis, que não obedecem à tua palavra.

159 Repare como amo os teus preceitos! Dá-me vida, Yahuah, conforme o teu amor leal.

160 Remeta a verdade pois é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas.


Poeta Francis Perot

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajef-Beit Hebraico