domingo, 24 de agosto de 2025

A NINGUÉM CHAMEIS DE PAI

 A NINGUÉM CHAMEIS DE PAI 

 

 

O que Yeshua quis dizer com a expressão: A ninguém chameis de PAI? 

Que tipo de PAI Ele estava se referindo? 

Yeshua HaMashiah, no capítulo 23 de Matiṯyāh (Mateus) instruiu várias pessoas inclusive os seus seguidores a não serem chamados de "MESTRE" porque só há um Mestre, que é Yehoshua. O que essa proibição visava evitar? Essa proibição visa evitar a VAIDADE, o ORGULHO ESPIRITUAL e a busca por RECONHECIMENTO HUMANO que os fariseus e escribas demonstravam. Sendo assim as palavras do mestre que enfatiza que todo seguidor do Mashiah deve buscar a humildade e servir aos outros, sendo que, Yeshua é a única autoridade e fonte de honra, o que será que realmente Yeshua estava ensinando? Vamos descobrir dentro da palavra.   

Matiṯyāh (Mateus) 23:9 

E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque há um que é o vosso PAI e Ele está nos céus. 

Quando lemos a Escrituras, apenas este verso, estamos lendo um verso isolado do real assunto que Yeshua está ensinando. Isso é um gravíssimo erro, pois quando pegamos um versículo isolado, costuma-se isso causar uma confusão na interpretação. A mensagem dá a entender que o Mashiah está fazendo diretamente uma proibição de CHAMARMOS ALGUÉM DE PAI. Inclusive ao nosso pai biológico. Mas é isso que realmente está escrito? Vamos entender! 

Matiṯyāh (Mateus) 23:1,2 

Então, falou Yeshua à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Sobre a cadeira de Moisés assentam-se os Escribas e os Fariseus. Aqui nesses dois versos você já têm com quem o Mestre está falando. Podemos fazer até as seguintes perguntas:  

Com quem Yeshua estava falando diretamente? Resposta: Com a multidão e os discípulos. 

Segunda pergunta: De quem Yeshua está falando especificamente? Resposta: Dos Escribas e fariseus. 

Terceira pergunta: O que significa a expressão dita por Yeshua sobre a cadeira de Moisés assentam-se os Escribas e os Fariseus? A resposta aqui é óbvia. O Mashiah não estava falando do assento físico, mas do poder legislativo que exercia os escribas e fariseus. Eles criavam leis, assim como Moisés criava, com uma enorme diferença, Moisés legislava com autoridade Divina, ou seja, por inspiração do Criador. Quanto aos escribas e fariseus, eles legislavam por conta própria, fazendo o povo sofrerem.  

Logo a seguir para a multidão e aos discípulos o Mashiah deu um importante mandamento. Qual foi este mandamento que o Mashial deu para a multidão e os discípulos em Matiṯyāh (Mateus) 23: 3. Veja o verso é a própria resposta. 

Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam; 

Matiṯyāh (Mateus) 23: 4,5,6,7 

Pois atam cargas pesadas e difíceis de levar,[suportar] e as põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem ainda com seu dedo as querem mover. 

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi. 

Yeshua aqui nestes versos crítica à vaidade dos fariseus: 

Mashiah denunciava o orgulho espiritual dos escribas e fariseus, que buscavam aplausos e títulos (como "rabi" e "mestre") para se exaltarem.  

A instrução do Mashiah a eles todos é para que fossem humildes, pois aqueles que se humilham serão exaltados, enquanto os que se exaltam serão humilhados. O maior entre os seguidores deve ser o servo dos outros. 

Matiṯyāh (Mateus) 23: 8,9,10,11,12 

Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque há um que é o vosso Mestre, a saber, o Mashiah, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque há um que é o vosso pai, e Ele está nos céus. Nem vos chameis doutores, porque há um que é o vosso doutor, que é o Mashiah. Porém o maior dentre vós será vosso servidor. Porque o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. 

Do verso 8 ao 12 o Mashiah instrui a multidão e os discípulos, já em seguida aparti do verso 13 ao 19 Yeshua se volta acerca dos escribas e fariseus: Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas, com cor de larga oração; por isso levareis maior condenação. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; [convertido] e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno: lugar do castigo] em dobro mais do que vós. Ai de vós, guias cegas, que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos: qual é maior: o ouro ou o templo, que santifica o ouro? E aquele que jurar pelo altar, isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Insensatos [Loucos] e cegos: qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?  

O grande segredo está em considerar o que chamamos de CONTEXTO IMEDIATO, que vem logo antes e depois do verso que se está estudando. 

O que é um contexto imediato? 

Resposta: O contexto imediato de um texto compreende as informações diretamente circundantes, como os parágrafos que precedem e seguem um trecho específico, ajudando a definir o seu significado preciso dentro do corpo maior da obra. 

Também podemos explorar o CONTEXTO AMPLO, para melhor entender acerca do assunto. O que é um texto amplo? Contexto amplo é um conjunto maior e mais abrangente de informações que cerca um texto ou situação, fornecendo um panorama geral para sua compreensão. Essa é a forma mais simples, mas construtiva para entendermos difíceis assuntos como esse de Matiṯyāh (Mateus) capítulo 23.  

Vamos usar esses dois métodos gramaticais para responder a essas duas questões importantes de uma forma que não fique ninguém com dúvidas sobre o que disse o Mashiah que a ninguém chameis de pai e de mestre.  

VEMOS COMEÇAR USANDO O CONTEXTO AMPLO E EM PRIMEIRO LUGAR QUERO MOSTRAR NA BÍBLIA VÁRIOS PERSONAGENS BÍBLICOS SENDO CHAMADOS DE PAI DIRETO OU INDIRETAMENTE... 

Lucas 1:59 "Aconteceu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. Mas a mãe do menino disse: — De modo nenhum! Ele será chamado Yohanan (João)".  Aqui Zacarias sendo chamado de pai diretamente pelas pessoas de sua casa. Já em Gênesis 9:18, lemos que os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé, sendo Cam o pai de Canaã. Aqui de forma indiretamente pelo relato do autor que estava escrendo o livro. Guarda bem essas passagens bíblicas para uma correta aplicação e conclusões deste assunto. 

Agora ainda dentro do contexto amplo, vamos ver o pai de uma forma figurada: PAI NA FÉ, que é uma pessoa que ensina o evangelho a alguém.  

A palavra "pai" aparece mais de 1000 vezes na Bíblia em diferentes contextos, incluindo o hebraico ab/aba para se referir a um pai humano. Um pai é aquele que gera, supre e protege, sendo uma figura de respeito e honra. Lembra do grande mandamento: “Honra ao teu pai e a tua mãe”... 

Pai também significa um líder ou fundador de uma família, grupo ou clã, um antepassado, um patrono ou um professor. 

Em 1 Coríntios 4:15, Shaul (Paulo) escreve: "Porque ainda que tivésseis dez mil tutores no Mashiah, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Yeshua HaMashiah."  Portanto aqui podemos ver a figura do PAI NA FÉ... 

Atos 13:1 E na congregação que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.  

Conclusão: Nunca devemos fazer uma doutrina de um versículo isolado, para não criarmos divisões e nem sofrimentos, como faziam os escribas e fariseus daquela época do tempo de Yeshua. Você pode chamar seu pai de pai e continuar honrando-o. Isso não é pecado o Mashiah nunca proibiu. Você sabe o que é honar? "Honrar" significa dar valor e importância a algo ou alguém, prestando louvor, respeito ou reverência, ou seja, tratar com dignidade e consideração. Portanto cante, escreva poesias aos seus pais. Isso é honra. Leiam e estudem mais a Bíblia. 

Poeta Francis Perot Pehariah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A NINGUÉM CHAMEIS DE PAI

  A NINGUÉM CHAMEIS DE PAI       O que Yeshua quis dizer com a expressão: A ninguém chameis de PAI?   Que tipo de PAI Ele estava se referind...