sábado, 13 de maio de 2023

Salmos 119 - Letra NUN


A décima quarta letra do alfabeto hebraico é chamado de "Nun" נ (pronuncia-se "noon") e tem o som de "n" como no "não".

Em aramaico, a letra Nun נ significa "peixe", que é visto como um símbolo da vida. Na igreja primitiva, o peixe é um emblema de Yahushua. No Oriente Médio, as casas e comércios dos nazarenos eram marcadas com a letra árabe Nun, de "nazareno" para fins de perseguição.

A letra Nun נ  é a 14ª letra do Aleph-Bet, tendo o valor numérico de 50. O pictograma Nun é algo como uma semente, enquanto que a escrita hebraica clássica (Ketav Ashurit) é construída de um Vav dobrado com uma coroa como um Zayin:

N

105 Norma! Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

106 Nessa situação jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

107 Nitidamente estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.

108 Naturalmente aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos.

109 Nas minhas mãos está a minha alma em contínuo; todavia não me esqueço da tua lei.

110 No caminho os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos.

111 Natural são os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.

112 Na vida inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.


Por Francis Perot

Um comentário:

Ajef-Beit Hebraico