sábado, 13 de maio de 2023

Salmos 119 - Letra MEM


A décima terceira letra do alfabeto hebraico é chamada de "Mem" מ e tem o som de "m" como em "mãe".
A letra Mem é a 13ª letra do Aleph-Bet, tendo o valor numérico de 40. O pictograma Mem parece como uma onda de água, enquanto que a escrita hebraica clássica (Ketav Ashurit) é construída de um Kaf com um Vav ao lado dela:
O Significado de Mem מ
Tradicionalmente, Mem tem vários significados relacionados: "águas", "pessoas", "nações", "idiomas" e "línguas". O nome da letra, provavelmente, significa a própria água, e suas formas mais antigas tinha uma semelhança com ondas de água.

Salmos 119 do 97 ao 104 é uma estrofe que nos revela fatos interessantes e que nos chama atenção. Veja o amor do salmista pela a TORAH (LEI) uma meditação diária. Todos os dias ele estudava os MANDAMENTOS. Verso 97. Por que? Porque a sabedoria vem pelos MANDAMENTOS DA TORAH. Verso 98.

Quando alguém se dedica em estudar a TORAH como o Mashiah ordenou a todos os homens e mulheres que EXAMINASSE, você pode conseguir SABEDORIA mais do que as pessoas antigas... Veja o verso 100. Essa sabedoria brota ao GUARDAR OS MANDAMENTOS. Certamente o Criador muito se alegra, de ver o seu filho e sua filha de livre e espontânea vontade lhe servir.
101 Meus pés tenho desviado de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102 Me ensinaste Tu os teus juízos, jamais me apartei deles.
103 Muitíssimas doçuras são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
104 Meditei em teus mandamentos e alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.
Que o Nosso Pai que está no céu abençoe a todos em nome de Yahushuah Ha Mashiah...

Por Francis Perot
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajef-Beit Hebraico