quarta-feira, 17 de maio de 2023

Salmos 119 - Letra AYIN


 O Significado de Ayin

A palavra Ayin ע significa "olho", "ver", e, por extensão, para entender e obedecer (Leia Jeremias 05:21, Ouvi agora isto, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.
Porventura não me temereis a mim? diz Yahuah; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão.
Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz: rebelaram-se e foram-se.
E não dizem no seu coração: Temamos agora a Yahuah nosso Pai, que dá chuva, a temporã e a tardia, ao seu tempo; e nos conserva as semanas determinadas da sega.
As vossas iniqüidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem. Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens.
Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram;
Engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados.
Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? diz o Senhor; não me vingaria eu de uma nação como esta?
Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.
Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?
Jeremias 5:21-31
Isa. 06:10, Mat. 13:15, etc.).. Ayin representa ainda mais a luz primordial, ou seja, a luz espiritual do Criador mencionada em Gênesis 1: 3 (em distinção a luzes celestiais mencionados em Gênesis 1: 14-18). De acordo com a Midrash judaica, esta luz divina é muito maior do que a luz que emana do sol e das estrelas. Embora escondida na Torah, o olho espiritual pode contemplar a presença do esplendor, mas apenas por meio do olho interior dado pelo Ruach HaKodesh. (Espírito Santo).

S

113 Sumariamente odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.

114 Sempre Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.

115 Separai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus.

116 Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.

117 Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos.

118 Sim! Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.

119 Sintetizaste Tu da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos.

120 Sim! O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.

Por Francis Perot

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajef-Beit Hebraico