terça-feira, 28 de março de 2023

CANTO DAS PRAGAS EM HEBRAICO; TEHELIM 91; SALMOS 91


"Canto das Pragas" מזיקים  הפינה של

 

O Canto das Pragas (Salmo 91) e muitos outros são considerados proféticos ou messiânicos, pois apontam para a vinda do Messias, sendo com frequência citados na Aliança Renovada com o objetivo de identificar Yahushua Há Mashiah como o cumpridor da promessa segundo a Torah. A música e a poesia em todos os tempos sempre foi algo muito importante na vida dos israelitas até mesmo antes da escrita. Um antigo registro está em Bereshit 4:21 (Gênesis) E o nome do seu irmão era Iubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.

 

“E Dauid, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:” ( 1Crônicas 25:1 ). Nesta passagem bíblica fica bem claro a organização formada pelo o salmista para profetizar com cântico os Salmos. O poema 91 "canto das pragas" fora cantado ao som de vários instrumentos. Nesta época eram poucos que sabiam ler e escrever então cantar e recitar poesias era o meio pelo qual a população em geral aprendia a Bíblia. Portanto para a nossa compreensão devemos classificar este Salmo 91 como um gênero literário de adoração. Outra nota importante é que nunca existiu o título SALMO 91. Esse negócio de números em versículos só apareceu na Bíblia depois de mais de mil anos da morte do Mashiah. Portanto não é Salmos 91, ou Tehelim 91, simplesmente o poema tinha um Título o qual foi conhecido como "O CANTO DAS PRAGAS".

Os Salmos exaltam a lei divina dada ao povo hebreu e o que existe de mais sagrado no povo de nosso Criador. Outros Salmos que seguem o esquema literário, mas em outro estilo são os salmos ACRÓSTICOS, ao quais são, Salmos: 18; 25; 33; 78; 89; 93; 94; 99; 103; 105; 111; 112; 119; 147; 148. Triste é que as pessoas que amam tanto as Escrituras a maioria nem sabem disso. Logo estaremos falando dos acrósticos.

 

 

Poeta Francis Perot


 

Um comentário:

Ajef-Beit Hebraico