אמט
Emet
– Verdade
A verdade tem força
tal qual muitas águas,
e te faz ainda melhor...
Poeta Francis Perot
Pehariah
אמט
Emet
– Verdade
A verdade tem força
tal qual muitas águas,
e te faz ainda melhor...
Poeta Francis Perot
Pehariah
O que é poesia CONCRETA?
Poesia concreta é um
texto poético centrado na verbivocovisualidade, ou seja, que trabalha
artisticamente a palavra, aliada ao som e à imagem. A Bíblia tem um belo exemplo
de poesia concreta que remonta a 3000 anos.
A POESIA CONCRETA desprende um olhar para a Arte Visual da Palavra.
(AVP)
Assim a poesia concreta é uma forma de expressão artística que vai além
das palavras escritas assim como qualquer poesia, nas linhas de seus versos. É
uma experiência visual e sonora, onde o poema se torna um objeto em si mesmo,
explorando a relação entre a palavra, a imagem e o espaço físico.
A Características da Poesia Concreta:
a) VISUALIDADE: A disposição das
palavras na página é tão importante quanto o significado delas. A tipografia, o
tamanho das letras, a disposição em linhas e colunas, e até mesmo o uso de
cores e formas geométricas são elementos fundamentais.
b) SONORIDADE: A poesia concreta
também explora a sonoridade das palavras, utilizando recursos como aliterações,
assonâncias e rimas internas. A intenção é criar uma experiência
multissensorial para o leitor.
c) OBJETIVIDADE: Ao contrário da
poesia tradicional, que muitas vezes é subjetiva e abstrata, a poesia concreta
busca a objetividade. As palavras são utilizadas de forma precisa e direta, com
o objetivo de transmitir uma ideia de forma clara e concisa.
Como surgiu a poesia concreta e quando?
A poesia concreta surgiu em Israel a 3000 anos e chegou no Brasil na
década de 1950 ou melhor; chegou ao Brasil nesta época, com os poetas Décio
Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Eles fundaram o movimento
concretista, que buscava renovar a poesia brasileira e integrá-la às vanguardas
artísticas internacionais. No entanto é bom lembrar que a poesia concreta
existe a mais de 3000 mil anos e que temos exemplos na Bíblia especificamente no
Salmo 67. Décio Pignatari, (1927-2012) filho de italianos e grande poeta. "Haroldo
de Campos, poeta brasileiro, nasceu em 19 de agosto de 1929, em São Paulo,
faleceu 2003." Poeta Augusto de
Campos ainda vive. Esses três nomes foram responsáveis por difundirem a poesia
concreta no chão brasileiro. Algo importante pode se observar nos nomes desses grandes
poetas: São de descendência israelitas... TODAS AS MODALIDADES POÉTICAS
EXISTENTES EM NOSSO MEIO, PODE PERFEITAMENTE SER ENCONTRADAS DENTRO DA BÍBLIA,
não da bíblia traduzida, pois a tradução é pobre, os seus tradutores eram
ignorantes no que se refere a poesia... Sendo assim não refletiram totalmente a
verdade como deveria.
Nesses últimos dias do decênio de 2020 surgiram várias bíblias
restauradas do hebraico, no entanto a tentativa aparentemente boa cometeram
gravíssimos erros ainda pior do que os antigos, pelo o mesmo motivo AUSÊNCIA DE
CONHECIMENTO DA POESIA, ou seja CONHECEDORES DO HEBRAICO, MAS NÃO DA POESIA... Tanto
o tradutor, quanto o linguístico e o historiador, precisam da poesia para serem
completos e grandes profissionais no que fazem. Vamos voltar ao nosso assunto
da poesia concreta:
Por que a poesia concreta é importante?
A poesia concreta é importante porque:
a) Expande os limites da
linguagem demonstrando que a linguagem poética pode ir além das palavras
escritas em uma linha.
b) Incentiva a experimentação ao
explorar novas formas de expressão, a poesia concreta incentiva a
experimentação e a criatividade tal qual as demais poesias.
c) É uma forma de arte visual que
pode ser considerada uma forma que dialoga com a PINTURA, a ESCULTURA e o DESIGN
GRÁFICO.
d) É uma linguagem universal que por
sua natureza visual, pode ser apreciada por pessoas de diferentes culturas e
idiomas.
Assim a poesia concreta é uma forma de expressão artística que desafia os limites da linguagem e da poesia tradicional. Ao explorar a relação entre a palavra, a imagem e o espaço físico, a poesia concreta oferece uma experiência estética única e inovadora.
Tehilim 67 לַמְנַצֵּח בִּנְגִינֹת מִזְמוֹר שִׁיר
1 אֱלֹהִים יְחָנֵּנוּ וִיבָרְכֵנוּ יָאֵר פָּנָיו אִתָּנוּ
סֶלָה ׃
2 לָדַעַת בָּאָרֶץ דַּרְכֶּךָ בְּכָל־גּוֹיִם יְשׁוּעָתֶךָ ׃
3 יוֹדוּךָ עַמִּים אֱלֹהִים יוֹדוּךָ עַמִּים כֻּלָּם ׃
4 יִשְׂמְחוּ וִירַנְּנוּ
לְאֻמִּים כִּי־תִשְׁפֹּט עַמִּים מִישׁוֹר וּלְאֻמִּים
בָּאָרֶץ תַּנְחֵם סֶלָה ׃
5 יוֹדוּךָ עַמִּים אֱלֹהִים יוֹדוּךָ עַמִּים כֻּלָּם ׃
6 אֶרֶץ נָתְנָה יְבוּלָהּ יְבָרְכֵנוּ
אֱלֹהִים אֱלֹהֵינוּ
׃
7 יְבָרְכֵנוּ אֱלֹהִים וְיִירְאוּ אֹתוֹ כָּל־אַפְסֵי־אָרֶץ ׃
SALMO 67
1 Elohim tenha
misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós
(Selá.)
2 Para que se conheça na
terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.
3 Louvem-te a ti, ó Elohim,
os povos; louvem-te os povos todos.
4 Alegrem-se e
regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as
nações sobre à terra. (Selá.)
5 Louvem-te a ti, ó Elohim,
os povos; louvem-te os povos todos.
6 Então a terra dará o seu
fruto; e Elohim, o nosso Elohim, nos abençoará.
7
Elohim nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.
Poeta Francis Perot Pehariah
SÁBIO FALA, TOLO ESPALHA
A língua descuidada
Ela é muito venenosa
Gera descontentamento
É bastante perigosa
Mas a boca que é bendita
Ama o próximo e é zelosa...
Que as nossas palavras
sejam instrumentos de luz,
para guiar os perdidos
na senda que nos conduz
A esperança da vida eterna
só a Torah de Yahushua
produz...
A Boca de quem é tolo
Um canal para a estultícia
Mas a língua dos Sábios
Ornamento para a Sabedoria
Sabedoria combate a tolice
E a tolice assim não se
cria...
Pois no Dia do Juízo,
Todos serão julgados,
Por cada palavra dita,
Gera muitos pecados
Que sejamos justos
E pelos céus aprovados...
Poeta Francis Perot Pehariah
A língua
dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia. Provérbios
15:2
Este
provérbio nos oferece uma profunda sabedoria sobre o poder das palavras. As
palavras têm o potencial de construir ou destruir, de elevar ou rebaixar, de
unir ou dividir.
A língua
dos sábios adorna a sabedoria. Os sábios usam suas palavras com cuidado e
discernimento. Eles escolhem suas palavras com cuidado, pensando no impacto que
elas terão nos outros. Suas palavras são como pedras preciosas que adornam as
almas, tornando-as ainda mais belas e valiosas.
Yahushua
HaMashiah compartilhava conhecimento e sabedoria com as pessoas. Assim como Ele
devemos ensinar, instruir e aconselhar, ajudando os outros a crescer também em
sabedoria e compreensão, promovendo a paz e a unidade de cada irmão. As palavras
ditas com sabedoria, elas tem o poder de construir relacionamentos positivos e
promover a paz e a unidade.
Diferentemente a língua tolo pois ela derrama a estultícia, fala sem pensar,
sem considerar as consequências de suas palavras, causando dano, divisão,
ferindo os sentimentos, arruinando relacionamentos, incitando atos de violência
e discórdia, afastando as pessoas umas das outras. Suas palavras são um reflexo
de seus pensamentos e corações, que ainda não foram moldados pela sabedoria e
pelo conhecimento da Torah.
Este
provérbio nos convida a ponderar sobre o poder das nossas palavras. Devemos
escolher usar nossas palavras com sabedoria, como os sábios, ou corremos o
risco de derramar estultícia como os tolos. Que nossas palavras sejam sempre
edificantes, gentis e verdadeiras, refletindo a sabedoria e o amor de Deus em
nossas vidas.
Poeta Francis Perot Pehariah
PALAVRAS AO VENTO
Palavras se espalham, no
sopro da brisa,
Como moinhas carregadas
pelo vento
Pois a cada sílaba é um
braço violento
Mas cuidado, meu caro,
Elohim analisa...
Em teias de aranha, a mentira
paralisa,
Os bons costumes e a fé
aonde assento
A palavra de Elohim será o
julgamento
No tribunal divino tal ação
é incircuncisa...
Línguas afiadas, cortam
como espadas,
Mas palavras gentis, como
bálsamo cura,
A alma aflita com amor verdadeiro
restaura...
Ferindo corações, deixando
marcas a usura
Teus olhos altivos, cega a
tua alma e instaura
Julgando o Eterno Juiz,
tuas palavras seladas...
Este soneto foi Inspirado
em MatatYah 12:36-37 (Mateus)
- Mas eu vos digo que de
toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
- Porque por tuas palavras
serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Aqui aprendemos que há
poder nas palavras e Yeshua adverte sobre elas, afirmando que seremos julgados
por Yah no Dia do Juízo. Essa passagem serve como um lembrete da importância de
usarmos a linguagem com sabedoria e responsabilidade.
As palavras não são meras
vibrações sonoras ou marcas no papel. Elas carregam um poder imenso, capaz de
construir ou destruir, confortar ou ferir, inspirar ou desanimar. Elas refletem
nossos pensamentos, valores e intenções, revelando quem realmente somos aqui no
mundo.
Yeshua nos diz que iremos
prestar contas de todas as palavras ditas. Pois tudo é registrado e analisado
no julgamento final. Isso significa que devemos ter cuidado com o que falamos,
ponderando as consequências de nossas palavras antes de pronunciá-las. Devo me
perguntar: Como posso usar minhas palavras para construir e encorajar os
outros?
Nossas palavras podem nos
absolver ou condenar. Elas podem ser ferramentas de edificação, encorajando e
inspirando os outros, ou instrumentos de destruição, causando dor e sofrimento.
Como posso me tornar um instrumento de paz e reconciliação através da minha
comunicação?
Medite sobre versículos
bíblicos que falam sobre o poder da língua, como Yacov 3:1-12 (Tiago) e
Provérbios 15:1.
Ore pedindo sabedoria para
usar suas palavras com sabedoria e discernimento.
Poeta Francis Perot Pehariah
LÍNGUA DE PRATA
Em primeiro Kefas três e
dez, o verso reluz,
Quem quer amar a vida e ver
os dias bons,
Refrei a língua do mal e abrace
os dons
São guias para a vida, um
farol que conduz...
Palavras doces são como o
mel na boca.
Mantenha a língua pura,
livre do engano,
Pois a língua de prata
envenena o oceano
E o pobre e infeliz diabo
só vive de fofoca...
Os olhos de Yah estão sobre
quem é justo,
Evite o mal, pratique só o
que é bom,
Busque a paz com fervor,
faça dela seu dom.
Quem abraça os conselhos
vivem sem susto...
Mas o rosto de Yah se volta
contra o mal,
Então, refreie a língua,
guarde o coração,
Para viver com alegria e
plena satisfação.
Viva longe da mentira, a
fofoca e o banal.
Sejam doces como mel a
palavra do Criador
Doçura em sua boca para
transformar
Vidas daqueles que precisam
retornar
E que no caminho transborde
só o amor...
Este poema foi inspirado em
1 Pedro 3:10.
"Quão doces são as
tuas palavras ao meu paladar, mais doce do que o mel à minha boca"
Porque quem quer amar a
vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não
falem engano. 1 Pedro 3:10
Uma mensagem simples, porém
profunda, sobre a importância em nossa convivência diária com os nossos irmãos.
E quando digo irmãos, não falo daqueles que possuem a mesma fé, mas de todas as
pessoas. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o
Senhor;
Cuidando para que ninguém
se prive da graça de Yah, para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos
perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:14,15
Nossas palavras têm um
poder imenso. Elas podem construir ou destruir, confortar ou ferir, unir ou
dividir. A língua, quando usada de forma inadequada, pode se tornar uma arma
perigosa, espalhando veneno e causando grande dor.
Este poema nos convida a
refletir sobre o que realmente desejamos na vida. Se almejamos a felicidade e a
paz interior, é fundamental controlar nossas palavras. Falar mal e mentir, nos
afasta daquilo que buscamos, criando conflitos e sofrimento. O que você pode
fazer para controlar sua língua e usá-la para o bem?
Em vez de usar a língua
para o mal, devemos utilizá-la para o bem. Palavras gentis, honestas e
verdadeiras podem ter um impacto positivo na vida das pessoas ao nosso redor,
promovendo a paz, o amor e a compreensão.
O verso 1 Pedro 3:10 é um
chamado à ação. Ele nos convida a examinarmos nossos hábitos de fala e fazermos
as mudanças necessárias para que nossas palavras sejam instrumentos de construção
e não de destruição.
Sendo assim reflita em como
você tem usado sua língua recentemente. Você tem falado o mal ou a mentira?
Suas palavras têm causado dor ou sofrimento aos outros?
Que tipo de vida você
deseja ter? Como suas palavras podem contribuir para alcançar essa vida? VAMOS
REFLETIR...
Poeta Francis Perot Pehariah
O CAMINHO DO JUSTO E A QUEDA DO ORGULHOSO
Do mal se afastando, a alma preserva.
Com humildade e mansidão se guia,
Na senda reta, o justo não se desvia,
E a paz interior, sua vida conserva...
O orgulhoso, porém, com arrogância se
eleva,
E a queda o espera, tal qual triste sina.
Sua soberba, como nuvem que neblina,
Traz tempestade e destruição e treva...
Melhor andar com os humildes e mansos,
Em união e simplicidade, sem os alardes,
Do que buscar glória entre os soberbos covardes,
E dividir com eles o que a vida nos dá nos remansos...
A senda
dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é
ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os
soberbos. Provérbios 16:17-19
Esse texto
nos oferece uma profunda lição sobre a importância da humildade e os perigos que
nos trás o orgulho. O caminho do justo, embora possa ser desafiador e como é
desafiador, leva à paz e à segurança. No entanto a arrogância e a soberba
conduzem à queda e à destruição.
O poema "O
CAMINHO DO JUSTO E A QUEDA DO ORGULHOSO" serve como um lembrete de que
devemos buscar a humildade em nossas vidas. Para usufruirmos da paz entre os
irmãos, devemos andar com os mansos e simples, buscando a sabedoria e a
retidão. Ao fazermos isso, estaremos construindo uma vida mais feliz e plena,
livre dos perigos danosos do orgulho. Assim nos ensina a Torah.
Poeta Francis Perot Pehariah
ויקרא אלהים לאור יוֹם VAYQËRÅ ELOHYM LÅOR YOM E ELOHIM CHAMOU À LUZ DIA A palavra de Yeshua é santa , nela todos os...